segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Grand Place de Bruxelas

A Grand-Place de Bruxelas (neerlandês: Grote Markt; português: Praça Grande) foi considerada a mais bela praça do mundo por Vitor Hugo. Foi inscrita em 1998 na lista de Património Mundial da UNESCO.
A Grand Place é o centro geográfico, histórico e comercial de Bruxelas e o primeiro local a ser visitado por quase todos os turistas. Esta movimentada praça empedrada mantém-se o centro cívico da cidade, passados séculos da sua criação, e o melhor exemplo da arquitectura belga do século XVII.
No século XI realizavam-se mercados ao ar livre e no final do século XIV foi construída a Câmara Municipal de Bruxelas - o mais belo edifíco cívico da Bégica , o Hôtel de Ville (Town Hall), e os comerciantes acrescentaram sedes de guildas numa mistura de estilos.
Em 1695, dois dias de intensos bombardeamentos franceses destruíram tudo excepto a Câmara Municipal e duas fachadas de guildas. Os comerciantes reconstruíram as suas salas em estilos aprovados pelo Conselho Municipal, originando a harmoniosa unidade de edifícios da Renascença flamenga que vemos hoje. 

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: