quarta-feira, 6 de março de 2013

Exposição temporária "O Chá, do Oriente para o Ocidente"




Exposição temporária patente ao público desde Junho de 2012 no Museu Oriente e que, felizmente, foi prolongada até 31 de Março de 2013, o que me possibilitou conhecer ao vivo alguns segredos do chá e da arte inerente a esta bebida tão apreciada por todos nós, ainda hoje em dia.
"O chá prova como uma simples planta e a infusão daí resultante desempenham um papel importante no desenvolvimento de uma determinada civilização, e nas trocas culturais informais entre as diferentes civilizações.

A exposição O Chá. Do Oriente para o Ocidente torna patente estas duas dimensões nos vários núcleos que a compõem, nomeadamente através dos aspectos materiais associados ao seu consumo (porcelanas, mobiliário, espaços, pinturas e prataria entre outros objectos), mas também dos aspectos habitualmente menos conhecidos da difusão da planta e da sua transformação em chá fora do mundo sínico.

Para além do aspecto material associado ao seu consumo, o chá desempenhou ainda um papel importante no campo da medicina e da farmacopeia, dimensão tradicionalmente olvidada e que recentemente tem vindo a ser recuperada. 

Convém assinalar como tanto na China e na Europa de antanho, o chá foi visto como bebida medicinal antes de se divulgar e vulgarizar o seu consumo. Disso há bastas provas na literatura científica, nomeadamente na portuguesa, antes do chá passar a ser encarado como uma simples bebida a partir de meados do século XVIII.


Esta exposição exibe cerca de 250 peças de tipologias tão distintas como a porcelana, prataria, pintura, escultura, mobiliário, bibliografia ou espécimes em herbário. As peças em exposição pertencem ao acervo do Museu do Oriente, a coleccionadores particulares, e a diversos museus como o Museu Nacional de Arte Antiga, Museu de Marinha, Palácio Nacional da Ajuda, Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha, Museu do Chiado, Biblioteca Nacional de Portugal, etc.

A mostra está organizada em sete núcleos: “Planta do chá e respectivo cultivo”, “Bules yixing”, “Transporte e comércio”, “Porcelana chinesa de exportação associada ao chá e outros utensílios com ele relacionados (caixas e chávenas de chá em materiais exóticos)”, “O chá na China e no Japão”, Ambientes associados ao chá (chá na Europa)”, “Serviços de chá em porcelana europeia e prataria portuguesa”.


Estando o Museu do Oriente em Lisboa e sendo um dos papéis da Fundação Oriente o de relembrar e estabelecer laços científicos e culturais com a Ásia, mormente com a China, a exposição põe de manifesto o papel de Portugal como mediador do conhecimento do chá entre o Extremo Oriente e a Europa.

 Apesar de frequentemente referida, a dimensão portuguesa na sua divulgação só é conhecida parcelarmente, pelo que a exposição sublinha a sua importância e fornece novas pistas. Mais do que simples mostra de peças, esta mostra contextualiza-as e insere-as no mundo em que foram feitas e, ao fazê-lo, torna patente um diálogo civilizacional informal que continua nos dias de hoje".







Fonte: http://www.museudooriente.pt/1443/o-cha-do-oriente-para-o-ocidente.htm

Sem comentários: