quarta-feira, 17 de abril de 2013

Exposição temporária "Coração Aventuroso"




Até 19  de Maio está patente no Museu da Eletricidade, na Sala "Cinzeiro 8" a exposição temporária “Coração Aventuroso”. Na minha opinião merece ser visitada mais pelo enquadramento em si do que pelas pinturas, que se sentem ser secundárias e meramente decorativas no espaço. Tive a sensação que a pintura de Inez Teixeira foi criada para aqui estar por ser preto e branco como a sala, não se destacando o seu trabalho...

Todavia, publico a apresentação da exposição feita pelo Museu da Electricidade porque na arte tudo tem um objectivo: "Trata-se de um conjunto de pinturas e desenhos, a preto e branco, inspirados na edição oitocentista da A Terra Illustrada,  de Onésime Reclus,  cujas gravuras ensaiam uma descrição geográfica e política da Terra. O que atraiu Inez Teixeira para estas páginas foi a vastidão da Terra de que elas dão conta; e o modo como testemunham a possibilidade, ou melhor, o desejo de conhecimento dessa vastidão. Mas Inez Teixeira regressou a estas páginas depois de o projeto de que elas dão conta se ter desfeito há muito. O mundo de que A Terra Illustrada dava conta está, na totalidade, esgotado como novidade e esgotado também nos seus recursos, riquezas e diferenças.
“A passagem de uma visão global do mundo exterior para uma visão de pormenor, para o registo de um mundo fragmentário (real e metaforicamente interior), surgiu naturalmente nos trabalhos de Inez Teixeira como imagem de uma realidade que, hoje, é de impossível claridade. É muito interessante que a artista, depois de procurar inspiração nas páginas de uma obra aberta que se abria ao exterior com energia e otimismo, acabe por desviar o foco do seu olhar para dentro e para baixo”, escreve João Pinharanda, curador da exposição.
“Inez Teixeira cerca-nos de imagens sem limites. Simulando continuar para fora do papel ou da tela, elas sugerem-nos padrões de pesadelo ou sonho psicadélico, conduzem-nos a uma floresta encantada, onde acabamos por ser as únicas criaturas do reino animal, figurantes desamparados de inquietantes contos dos Grimm e de Andersen ou pequenas e matreiras “Alices” escorregando pelos buracos perigosos que se abrem nas raízes das velhas árvores para viver aventuras sem fim”.
 http://www.fundacaoedp.pt/exposicoes/coracao-aventuroso/127

Sem comentários: