sábado, 14 de abril de 2012

Bonecos de Santo Aleixo



Estes títeres tradicionais do Alentejo parece terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana. Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espectáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais fora do país (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México e França) e são anfitriões da Bienal Internacional de Marionetas de Évora – BIME que se realiza desde 1987.
O Bonecos pertenciam ao Museu do Artesanato e foram cedidos ao Cendrev em 1981. As suas cópias, feitas pelo artesão Joaquim Rolo saõ utilizadas agora para as peças.

1 comentário:

Rui de Souza Roza disse...

Bom dia,

Sabe dizer-me se hoje ainda se podem encontrar estes bonecos (títeres) à venda. São feitos pelo Sr Joaquim Rolo?
Cumps,
Nuno