sábado, 6 de julho de 2013

Quinta da Graça


Construída sobre o Convento dos Frades Gracianos, no século XVIII, a sua edificação é atribuída ao proprietário José Manuel Machado, armador marítimo. Esta marca de homem do mar está patente na muralha do lado Norte do edifício representando a proa de um navio.

O palácio, quinta e terrenos envolventes foram expropriados em meados da década de trinta do século passado, aquando da construção do Estádio Nacional.


Descrita pelo Padre Figueira nos Trabalhos Literários como «(...) Digna desse nome pela formosura do palácio, um dos mais ricos dos arredores de Lisboa, e beleza da quinta, de bons arvoredos, jardim, estufa, lagos, pomares, tudo tratado com exemplar esmero», na sequência de um violento incêndio em 1993 veio a ficar quase em situação de abandono.


E agora pergunto eu, porque não se recupera esta quinta para fazer um hotel para a selecção?? Não era muito mais prático e barato do que fazer um edifício novo e caríssimo para satisfazer os sonhos luxuosos da Federação Portuguesa de Futebol?

Fonte: Site da Junta de freguesia Cruz Quebrada - Dafundo.

Sem comentários: