segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Vida e morte

Sonhar é ausência, é estar do lado de lá. Mas a vida tem dois lados, Pessoa, pelo menos dois, ao outro só pelo sonho conseguimos chegar, Dizer isto a um morto, que lhe pode responder, com o saber feito da experiência, que o outro lado da vida é só a morte, Não sei o que é a morte, mas não creio que seja o outro lado da vida de que se fala, a morte, penso eu, limita-se a ser, a morte é, não existe, é, Ser e existir.

SARAMAGO, José, O ano da morte de Ricardo Reis, Círculo de Leitores, 1999, p. 95.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Canção de Natal

É Natal! É Natal!
Tudo tem mais luz
É Natal! É Natal!
Já nasceu Jesus

Rasgaram-se os trevos!
O Sol tem mais luz
A estrela em Belém, mostra-nos Jesus.

É Natal! É Natal!
Tudo tem mais luz
É Natal! É Natal!
Já nasceu Jesus

Já tocam os sinos, na terra e nos céus
Já soam nas alturas cânticos e Deus.

É Natal! É Natal!
Salvação e luz!
É Natal! É Natal!
Já nasceu Jesus.

Paz na terra aos homens!
Alegria e bem!
Foi a boa nova do anjo de Belém!

É Natal! É Natal!
Salvação e luz!
É Natal! É Natal!
Já nasceu Jesus.

Fonte: http://natal.com.pt/letra-de-e-natal-tudo-tem-mais-luz

sábado, 22 de dezembro de 2012

Rio Alzette




 

The Alzette  is a river with a length of 73 kilometers in France and Luxembourg. It is a right tributary of the Sauer.
It rises in Thil near the town Villerupt in the Meurthe-et-Moselle département, France. It crosses the border with Luxembourg after a few kilometres.
 It flows through the Luxembourgish towns Esch-sur-Alzette, Luxembourg City and Mersch, and empties into the Sauer near Ettelbruck.
The Sauer is a tributary to the Moselle.

Fonte: Wikipedia

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Grand Place de Bruxelas

A Grand-Place de Bruxelas (neerlandês: Grote Markt; português: Praça Grande) foi considerada a mais bela praça do mundo por Vitor Hugo. Foi inscrita em 1998 na lista de Património Mundial da UNESCO.
A Grand Place é o centro geográfico, histórico e comercial de Bruxelas e o primeiro local a ser visitado por quase todos os turistas. Esta movimentada praça empedrada mantém-se o centro cívico da cidade, passados séculos da sua criação, e o melhor exemplo da arquitectura belga do século XVII.
No século XI realizavam-se mercados ao ar livre e no final do século XIV foi construída a Câmara Municipal de Bruxelas - o mais belo edifíco cívico da Bégica , o Hôtel de Ville (Town Hall), e os comerciantes acrescentaram sedes de guildas numa mistura de estilos.
Em 1695, dois dias de intensos bombardeamentos franceses destruíram tudo excepto a Câmara Municipal e duas fachadas de guildas. Os comerciantes reconstruíram as suas salas em estilos aprovados pelo Conselho Municipal, originando a harmoniosa unidade de edifícios da Renascença flamenga que vemos hoje. 

Fonte: Wikipédia.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Maestro Laurent Menager


Laurent Menager (1835–1902) was a Luxembourg composer, choirmaster, organist and conductor who is often referred to as Luxembourg's national composer. He founded the national choral association Sang a Klang (1857) and composed many songs, orchestral music and operettas as well as music for brass bands and the theatre.

 

 

The son of a baker, Menager was born on 10 January 1835 in the Pfaffenthal quarter of Luxembourg City. He attended the Luxembourg Athenée before continuing his studies with Professor Hiller at the Academy of Music in Cologne. Employed for no less than 46 years by the municipality of Luxembourg, he was a professor at the Luxembourg Music School. He also taught music and singing at the Athenée and at the teachers training school and directed several choral societies. He was a friend of the poets Dicks and Lentz, collaborating with them on several compositions. His compositions covered choral works, symphonies, operettas, chamber music and music for military bands. Of particular interest is his church music. His Pie Jesu and Ihr lieben Vöglein are among his most masterly compositions.
When Menager died on 7 February 1902, he had become so popular that he was mourned by the entire nation. Over 6,000 people, including representatives of 45 societies, attended his funeral.

Pormenores da Estação de metro do Aeroporto

 


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Santo Lenho




A Igreja de Vera Cruz de Marmelar ficou ainda na história por guardar uma importante relíquia: uma parcela da cruz na qual alegadamente Jesus Cristo foi crucificado, trata-se da famosa relíquia do Santo Lenho, provavelmente recolhida na Batalha do Salado, assim fazendo com que Marmelar se instituísse como um dos quatro templos do reino onde a memória dessa gloriosa batalha fosse evocada (Sé de Évora, Sé de Lisboa e Matriz de Santiago do Cacém). A presença desta relíquia explica-se por este espaço ter pertencido à Ordem dos Hospitalários, cujos membros a trouxeram de Jerusalém, depois das cruzadas.
Fonte: http://porterrasdoalentejo-bruno.blogspot.pt/2010/01/vera-cruz-de-marmelar-e-sua-reliquia-do.html
(...) onde a noite mais escurece é em volta do pirilampo.

COUTO, Mia, Vinte e zinco, Lisboa, Ed. Caminho, p. 24

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Igreja de S.Pedro de Vera Cruz de Marmelar

Segundo diversos estudos um anterior templo visigótico ou moçárabe existiria previamente a esta construção, da qual ainda existem vestígios. Em 1240, os cavaleiros da Ordem dos Hospitalários fundaram a aldeia e terão promovido a conversão do edifício cristão em Mosteiro.








A estrutura do templo que chegou até hoje data genericamente do período gótico, embora tenha sofrido obras posteriores, designadamente no século XVII.
 

Petit Manekins artísticos


 
Do chocolate à cerveja, em Bruxelas este símbolo nacional está sempre presente!!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

sábado, 8 de dezembro de 2012

Amor igual a receio


...na mulher o receio e o carinho correm sempre lado a lado: ou não existem, ou existem em extremo.Pois bem, do que é o meu amor já tendes provas, e tão grande como o meu amor é o meu receio. Quando o amor é forte, a mais leve suspeita torna-se em receio; e onde crescem os receios, aí florescem os amores.

SHAKESPEARE, William, Hamlet, Editorial Verbo,1972, p. 106.

Nossa Senhora da Conceição

A Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus a 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"). A festa da Imaculada Conceição de 8 de Dezembro, foi definida pelo Papa Sisto IV, mesmo antes da definição do século XIX como um dogma.


 Igreja do Carmo, ÉVORA

A 8 de Dezembro de 1854, Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, fez a definição oficial do dogma da Imaculada Conceição de Maria. Assim o Papa se expressou:Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis.

Igreja do Carmo, ÉVORA

A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI, que alegadamente sintetizaria um culto que em Portugal existiu muito antes de ser dogma, pelo menos na sua designação remete para o conceito popular, não para o conceito teológico afirmado pelo dogma. De igual forma, as freguesias portuguesas anteriormente listadas adoptaram a designação "Nossa Senhora da Conceição" ou "Conceição", mas não "Imaculada Conceição". Em 8 de Dezembro de 1904, em Lisboa solenemente lançou-se a primeira pedra para um monumento comemorativo do cinquentenário da definição do dogma. Ao ato, a que assistiram as pessoas reais, patriarca e autoridades, estiveram também representadas muitas irmandades de Nossa Senhora da Conceição, de Lisboa e do país, sendo a mais antiga a da atual freguesia dos Anjos, que foi instituída em 1589.

Fonte: Wikipedia.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MARINA DE SETÚBAL


2011

FABRICO DOS PASTÉIS DE BELÉM




O segredo mais bem guardado de Portugal se não for o do mundo!!! O fabrico dos pastéis de Belém é algo que poucos sabem porque a oficina do Segredo na Fábrica dos Pastéis de Belém guarda a antiga receita secreta da confecção e preparação dos verdadeiros pastéis de nata - os Pastéis de Belém. Os mestres pasteleiros da Oficina do Segredo são os poucos detentores da receita, assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento em como se comprometem a não divulgar a receita.

Fonte: Wikipédia.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PASTÉIS DE BELÉM

Em 1837, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerónimos, numa tentativa de subsistência, os clérigos do mosteiro puseram à venda numa loja precisamente uns pastéis de nata. Nessa época, a zona de Belém ficava longe da cidade de Lisboa e o seu acesso era assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inúmeros turistas que depressa se habituaram aos pastéis de Belém.

Na sequência da revolução liberal de 1820, em 1834 o mosteiro fechou. O pasteleiro do convento decidiu vender a receita ao empresário português vindo do Brasil Domingos Rafael Alves, continuando até hoje na posse dos seus descendentes.
No início os pastéis foram postos à venda numa refinaria de açúcar situada próximo do Mosteiro dos Jerónimos. Em 1837 foram inauguradas as instalações num anexo, então transformado em pastelaria, a "A antiga confeitaria de Belém". Desde então, aqui se vem trabalhando ininterruptamente, confeccionando cerca de 15.000 pastéis por dia. A receita, transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente na Oficina do Segredo, mantém-se igual até aos dias de hoje. Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" estão patenteados.
Convém salientar que Pastéis de Nata e Pastéis de Belém, embora semelhantes e com uma história comum, são efectivamente dois tipos de pastéis diferentes. Os Pastéis de Nata, como o próprio nome indica, contêm nos seus ingredientes natas, ao passo que os Pastéis de Belém não possuem este ingrediente, sendo confeccionados essencialmente com gemas de ovo e açúcar. Assim, provando Pastéis de Nata e Pastéis de Belém é muito notória e saliente a diferença de sabor, embora o aspecto possa ser algo parecido. Mesmo a massa folhada é claramente diferente, tanto de aspecto como de gosto. 

Em 1994, investigadores do Laboratório Gastronómico da Universidade de Milão, Itália, elaboraram um relatório em que concluíam que a receita dos Pastéis de Belém originais incluíria, muito provavelmente (além dos ingredientes óbvios como leite, ovos, etc.), "flocos de batata", semelhantes aos usados para fazer puré de batata. De acordo com versões preliminares que foram disseminadas em privado entre colaboradores próximos, o grupo de investigadores achava-se confiante de que teriam encontrado o segredo que durante tanto tempo terá sido a base da confecção destes pastéis, uma vez que em ensaios double-blind nenhum dos vários gourmets requisitados pelo Laboratório conseguiu distinguir entre pastéis originais e os confeccionados pelo grupo com base nos resultados da sua investigação. No entanto, após um brevíssimo período de disseminação privada (enquanto se aguardava os resultados de testes de degustação efectuados com um painel mais alargado), e antes que houvesse oportunidade de ser publicado, o relatório foi subitamente retirado de circulação, aparentemente após contacto de elementos ligados à Oficina do Segredo, e os testes em curso foram descontinuados.[carece de fontes]
Os Pastéis de Belém representaram Portugal na iniciativa cultural Café Europe, no Dia da Europa de 2006 durante a presidência austriaca da União Europeia.

 Os Pastéis de nata são muito populares na China, onde chegaram através de Macau, no tempo da presença portuguesa. Em chinês são chamados "dan ta" (), significando "pastel de ovo". Empresas de fast food incluíram os "dan ta" na sua oferta de sobremesas, fazendo com que desde finais de 1990s seja possível saborear pastéis de nata em países asiáticos, como no Camboja, Singapura, Malásia, Hong Kong e Taiwan.

Os Pastéis de Belém foram considerados a 15.ª mais saborosa iguaria do mundo pelo jornal The Guardian.

Fonte: Wikipédia.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Tintim

Tintim (no original francês Tintin) é o protagonista da série de ficção de banda desenhada (português europeu) ou história em quadrinhos (português brasileiro) conhecida como As Aventuras de Tintim (Les aventures de Tintin), criada pelo quadrinista belga Hergé em 10 de janeiro de 1929.
 A teoria corrente indica que Hergé baptizou a sua personagem como Tintim em homenagem ao álbum de Benjamin Rabier escrito em colaboração com Fred Isly, denominado Tintin lutin (1897). Tal teoria parece corresponder à verdade, uma vez que, para além do nome, são facilmente verificáveis algumas semelhanças existentes entre Onésime, personagem do álbum referido, e o Tintim de Hergé. O nome Tintim aparece pela primeira vez em 1929, data que pode ser assinalada como a sua nascença gráfica.
 Dado que a série de quadrinhos possuiu uma existência de quase meio século, a personalidade de Tintim sofreu subtis alterações ao longo de sua evolução, embora sua caracterização tenha se mantido consistente durante todo o seu percurso. A personagem normalmente é apresentado como um jovem repórter (cuja idade vai presumivelmente da adolescência até a juventude), de espírito aventureiro e curioso, constantemente envolto em casos de investigação criminosa ou em conspirações políticas, geralmente guiado por uma personalidade descrita como nobre, audaciosa e perspicaz. Eventualmente, passa uma imagem de inocência, ainda que procure responsabilizar-se por seus actos de forma presumivelmente bastante madura (não raro criando situações em que dá "lições de moral" em outros personagens mais velhos).
Fonte: Wikipédia.