domingo, 2 de abril de 2017

Misérias de antigamente

De qualquer maneira era tudo sofrer, eu como outros mais nas minhas circunstâncias. Nem merece a pena dizer que eu, com os meus dez filhos a cargo, e durante algum tempo os tive todos no nosso lar, mais a minha mulher, fazíamos a conta de uma dúzia de seres humanos deserdados do bem e tidos na conta dos trabalhadores mais pobrezinhos. Como digo, habitávamos numa casa de duas divisões com três metros quadrados, doze pessoas. os meus filhos dormiam em duas camas e, sem termos roupas suficientes para nos agasalharmos do frio, fui obrigado a pedir umas saquitas aos patrões onde trabalhava para me embrulhar quando chovia ou quando fazia frio.

SERRA, João Domingos, Uma Família do Alentejo - Mistérios da Natureza e da Política, s.l., Fundação José Saramago, 2010, pp. 147-148..

Sem comentários: