segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Aqueduto da Água de Prata


O Aqueduto da Água de Prata, conhecido também por Aqueduto da Água da Prata ou Aqueduto da Prata é uma complexa obra de engenharia hidráulica renascentista com o objectivo de abastecer a cidade de Évora com água. Inaugurado no ano de 1537, foi edificado no reinado de D. João III e projectado e construído pelo arquitecto régio Francisco de Arruda. O aqueduto transporta água desde nascentes situadas na Graça do Divor, dentro dos terrenos do Convento São Bento de Cástris, que "têm o seu primeiro principio na Herdade das Figueiras de Lobo"  até à cidade de Évora percorrendo cerca de 18 Km. 

É parte integrante do Centro Histórico de Évora incluído Lista do Património Mundial da UNESCO e está classificado como Monumento Nacional desde 1910. O aqueduto é um dos poucos desta época que continua a funcionar na actualidade, contribuindo para o abastecimento da cidade. Devido à forte necessidade de preservação, o Aqueduto entrou para a lista bienal do World Monuments Watch. 

 Começou a ser construído em 1531, tendo sido inaugurado a 28 de Março de 1537, tem uma extensão que percorre cerca de 18 Km desde a Graça do Divor , no convento são Bento de Cástris, até ao seu destino final, a cidade de Évora. Foi mandado edificar por ordem do rei D. João III e foi projectado e construído pelo arquitecto régio Francisco de Arruda. Segundo medições realizadas no início séc. XVII (1606), o antigo canal adutor quinhentista media 16.646 varas, o equivalente a 18.310,60 metros.

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: