segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Palácio D. Manuel

O Palácio de D. Manuel é, ainda hoje, um dos edifícios mais belos de Évora. Este monumento fica no interior do Jardim Público de Évora, na tranquilidade de um espaço verde com esplanadas e bancos de onde o pode contemplar.

A história do Palácio de D. Manuel é um pouco atribulada, como outras dos edifícios que fazem parte do património de Évora. Na altura com outra dimensão e com o nome de Paço Real de Évora, foi mandado construir por D. Afonso V, por volta de 1468. Ocupava parte do grande Convento de São Francisco e, com o tempo, foi inclusivamente ganhando-lhe espaços, contra a vontade dos frades. Primeiro foi a Sala dos Estudos do convento, de modo a instalar a primeira Livraria do reino de Portugal para uso da Corte.
A partir do reinado de D. João II, o crescimento do edifício tomou outras proporções. Foi construído um palácio provisório em madeira para o casamento do infante D. Afonso, seu filho, com a Infanta Isabel de Castela, em 1490.

No reinado de D. Manuel, nasceu um jardim e foram melhoradas as hortas e laranjal que já existiam. O mesmo monarca mandaria também construir a chamada Galeria das Damas, a única parte que resta de pé hoje em dia.
A família real passou grandes temporadas no Palácio de D. Manuel. Aqui se realizaram Cortes, nasceram príncipes e princesas. O palácio também foi palco da representação de autos, incluindo seis peças do grande dramaturgo português Gil Vicente. Também D. João III contribuiu para o crescimento deste palácio em Évora, especialmente ao nível dos espaços verdes do laranjal, dos antigos hortos do convento e dos jardins.

Até ao reinado de Filipe II, o Palácio de D. Manuel continuou a receber monarcas portugueses e a respetiva corte. Mas este mesmo rei viria a ceder algumas dependências e terrenos do paço, iniciando-se assim o seu declínio. Com a extinção das ordens religiosas em 1834, instalaram-se no palácio alguns serviços oficiais e destruiu-se uma grande parte para se instalar o Mercado Municipal de Évora. Todo o edifício viria a ser vendido ou destruído. Do núcleo quinhentista, apenas podemos ver agora a Galeria das Damas, já restaurada pela Direção-Geral dos Monumentos Nacionais a partir da década de 40 do século XX.

O Palácio de D. Manuel como o conhecemos hoje tem dois corpos alongados. Ao centro existe um torreão com três andares. Todo o edifício é caracterizado pelo estilo híbrido alentejano. Tem fortes influências mouriscas peninsulares e uma decoração de base naturalista típica do tardo-gótico e estilo manuelino. É decorado igualmente com acrescentos mais recentes de elegantes detalhes ao gosto romano.

Fonte:  http://www.visitevora.net/palacio-dom-manuel-evora/

Sem comentários: