Inaugurado a 28 de Março de
1537, o Aqueduto da Prata de Évora é uma das mais marcantes obras
efetuadas na cidade na primeira metade do século XVI. Foi construído em
escassos seis anos, sob direção do arquiteto régio Francisco de Arruda, e
prolonga-se por cerca de 18 km, até à Herdade do Divor, onde vai
abastecer.
Muito
provavelmente sobreposto ao antigo aqueduto romano, o carácter civil da
construção foi enobrecido por alguns troços de inegável impacto
artístico e urbanístico.
Por exemplo, junto à igreja de São Francisco,
existiu até 1873 o Fecho Real do Aqueduto, um pórtico renascentista
composto por "um torreão de planta octogonal decorado por meias colunas
toscanas e nichos emoldurados, de vieiras nos arcos de meio ponto, tendo
um corpo superior com lanternim de aberturas do mesmo estilo,
envolvido, na base, por umas piriformes" (ESPANCA, 1966).
Também na
Praça do Geraldo, onde o aqueduto terminava, existiu uma fonte "adornada
por leões de mármore" e associada a um arco de triunfo romano, ambos
posteriormente sacrificados aquando da remodelação henriquina da
principal praça da cidade e a fonte substituída pela atual fonte da
Praça do Geraldo (ESPANCA, 1993, p.66)
.
Na
Rua Nova de Santiago, precisamente no local onde a cerca velha foi
cortada, Francisco de Arruda construiu uma Caixa de Água renascentista,
de planta quadrangular e atualmente com dois lados visíveis, com doze
colunas toscanas e amplo entablamento, obra que caracteriza o maior
empenhamento artístico em algumas zonas do aqueduto e que contrasta
drasticamente com outras partes do traçado em que o utilitarismo da
construção sobrepôs-se a eventuais intenções mais eruditas.
Ao
longo dos séculos o aqueduto da Prata sofreu algumas alterações entre
acrescentos e demolições. De maior visibilidade foram os vários
chafarizes e fontes que se implantaram ao longo do percurso citadino.
Parcialmente
restaurado no século XVII, em consequência das guerras da Restauração, o
aqueduto foi objeto de sucessivos beneficios durante os séculos XIX e
XX, não se alterando, contudo, a fisionomia geral inicial.
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