segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pousada D. Afonso II





Antes do domínio dos romanos, chamava-se Eviom e mantinha fortes relações comerciais com os povos mediterrâneos, na posse dos romanos, passou a Salatia Urbs Imperatoria e tinha cunhagem de moeda e direitos iguais aos dos municípios do Antigo Lácio. Alcácer, foi ainda capital episcopal no período Visigótico, passando para o domínio Árabe nos finais do século VIII e tornando-se assim uma das praças mais poderosas da Península.


No final do século X foi cobiçada por uma armada Viking que a encontrou inexpugnável. Em 1158, começaram as tentativas de conquista por parte de D. Afonso Henriques, tendo passado definitivamente para o domínio Português em 1217, no reinado de D. Afonso II.



Foi nesta vila que D. Manuel I casou com a Infanta D. Maria, filha dos reis Católicos de Espanha, em 1500. Já nesta época, o castelo, originalmente construído pelos Árabes, deixara de ter a sua vocação militar, tendo passado a ser um convento Carmelita de Aracelli ainda durante o século XVI.


Ilustres filhos de Alcácer do Sal, foram o matemático e astrónomo Pedro Nunes, (séculoXVI), e o escritor Bernardim Ribeiro, nascido na vila do Torrão (século XV). Em 1833, Alcácer do Sal assiste a uma das batalhas que opuseram liberais e miguelistas.



É assim, neste cenário multimilenar que se enquadra esta Pousada, com uma posição dominante sobre o vale onde se produzem a cortiça, o arroz e o pinhão, que trazem a riqueza a esta região.

Fonte: http://www.pousadas.pt/historic-hotels-portugal/pt/pousadas/pages/directory.aspx?segments=1

Sem comentários: