sábado, 22 de julho de 2023

Declaração de Amor

Beja

Desnuda-me a tua intimidade, ó Árvore. Diz-me a que segredos recorres


para te desenrolares em flores e em frutos num cíclico desvario,

porque é que tudo morre à tua volta e tu não morres,

e aceitas sempre o Amor com renovado cio.


Inicia-me nos teus mistérios, ó feiticeira dos cabelos verdes.

Ensina-me a transformar um raio de sol em suculenta carne fina,

e nesses perfumes subtis que a toda a hora perdes

prolongando o teu ser que te emoldura.


É através de ti, ó Árvore, que celebro os esponsais entre mim e a Natureza.

É através de ti que bebo a nuvem fresca e mordo a terra ardente.

É de ti que recebo as leis do Amor e da Beleza.

Amo-te, ó Árvore, apaixonadamente!



GEDEÃO, António, Poemas - Uma antologia bilingue, Lisboa, Palavrão - Associação Cultural, 2015, p. 82.

Sem comentários: