domingo, 6 de março de 2011

UNIVERSIDADE DE ÉVORA

A Universidade de Évora foi fundada em 1559 pelo Cardeal D. Henrique, futuro Rei de Portugal, a partir do Colégio do Espírito Santo. Foi instituída por bula do Papa Paulo IV, como Universidade do Espírito Santo e entregue à Companhia de Jesus, que a dirigiu durante dois séculos. Em 1759 foi encerrada por ordem do Marquês do Pombal, aquando da expulsão dos Jesuítas. Voltou a ser reaberta em 1973, por decreto do então ministro da Educação, José Veiga Simão. No mesmo local onde a antiga Universidade fora fechada, foi criado o Instituto Universitário de Évora que viria a ser extinto em 1979, para dar lugar à nova Universidade de Évora, local que tão bem conheço desde 1995!

Segue-se uma aprecentação desta nobre instituição pelo nosso ilustríssimo reitor: A Universidade de Évora foi fundada em 1559 e durante dois séculos destacou-se pelo seu papel na formação das elites e dos missionários do reino. Restaurada como Universidade pública em 1973, orienta desde aí a sua actividade para responder às novas exigências da Sociedade. Está especialmente vocacionada para a formação de recursos humanos que querem conquistar uma posição de relevo pelo mérito e pelo anseio de melhor servir a comunidade.

Somos actualmente uma Universidade moderna, com Centros de Investigação de qualidade, avaliados por painéis internacionais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, dispondo de um corpo docente altamente qualificado, integrando redes internacionais e programas de mobilidade que facultam aos seus estudantes e docentes oportunidades de contactos com as realidades de outros Países. Temos uma forte ligação às empresas procurando que o saber produzido não fique confinado às nossas paredes, ainda que históricas, mas seja posto ao serviço do desenvolvimento económico e social nos diferentes campos em que desdobramos a nossa actividade.

No
ano lectivo de 2010/11 estarão abertos 36 cursos de licenciatura, 85 cursos de mestrado (3 dos quais Erasmus Mundus) e 33 programas de doutoramento nas mais variadas áreas do saber, os quais estão já adequados ao processo de Bolonha e registados na Direcção-Geral do Ensino Superior.

Os nossos estudantes provêm de todo o País e de países estrangeiros. Na UÉ encontram a rara e preciosa combinação de um ensino de elevada qualidade ligado à investigação de vanguarda e ao contexto empresarial com um bom ambiente na dimensão humana e afectiva, onde é fácil fazer amigos e fruir de uma intensa vida cultural, onde se alia o estudo ao divertimento salutar, onde é fácil o acesso aos docentes para ajudar a esclarecer as dúvidas e apoiar a orientação dos percursos formativos. Pela confluência de todos estes aspectos, fundamentais para uma formação integral, a Universidade de Évora assume-se hoje, cada vez mais, como uma genuína comunidade académica.

Daí que, aqueles que tiveram de partir depois de terminar o seu curso, levaram consigo a saudade e muitos cá voltam para prosseguir estudos de nível mais avançado. Com os cerca de oito mil alunos dos vários graus de ensino que ministramos, somos uma Universidade com a dimensão adequada, que não se quer afirmar pela dimensão mas por um autêntico espírito académico.
Se quer vir partilhá-lo connosco e connosco construir as bases para um futuro de qualidade, seja bem-vindo à nossa comunidade, que foi buscar a Camões o lema que a guia: “Honesto estudo com longa experiência misturado”.
O Reitor, Professor Carlos Braumann

Fonte: Wikipédia E http://www.uevora.pt/a_ue

Sem comentários: