sábado, 7 de janeiro de 2023

E mais um ano se passou


Mas este não foi um ano qualquer, foi o meu ano de mudança e respectivo crescimento! 

Estar nos 40 é bom, finalmente começas a ver a vida de uma forma mais madura. Para isso, houve muita introspeção e reflexão (e consequente luta interior) mais um ligeiro empurrão. 

O Covid e o respetivo confinamento, que felizmente ficaram lá atrás no tempo, fizeram me ver que a vida é para ser vivida!!! Mudar tão de repente não é fácil quando tu és a tua maior inimiga e estás rodeada por uma sociedade pré-concebida para te prender a tudo, por isso decidi "precisas de te movimentar e sair, sair, sair!!" e este foi o meu melhor e mais decisivo primeiro passo.

Sair da casca ou sair de casa para apanhar ar é muito diferente, eu sei, mas comecei a desinibir-me, a ganhar confiança e, essencialmente, a descobrir-me... procurando aos poucos a liberdade que nunca tive...

Idas à praia? Certamente 32 entre caminhadas e toalha estendida na areia, a melhor vitamina enegértica que podemos ter ;)

O facto de me sentir solitária obrigou-me a olhar mais para mim, aprendi a valorizar-me e com isso surgiu a vaidade, exemplo disso foram as minhas quase 30 idas à cabeleireira e pela primeira vez na vida fiz pedicure um e dei me ao privilégio de também fazer manicure. Para isso, tive a melhor desculpa de todas - um casamento em família. Perdi a conta da última vez que vi o dar um nó mas esta que fui foi tão bonita e inspiradora !! O amor é lindo!! Apesar de não querer nada comiga, por mais que teime, continuo a não ter muita sorte neste campo, daí a minha distração em pequenas aventuras, como viagens, experiências culturais, ou até desporto!

Assistir a concertos? Também,  claro  ao assistir a 22, todos de rua menos os 4 no teatro Garcia de Resende.

Também viajei de comboio, tanto em Portugal como no estrangeiro melhor transporte para ir à praia ou passar a fronteira não há. Contudo,  a minha pegada ecológica não é perfeita pois de autocarro há sempre mais opções. 

A normalidade pré  covid voltou e finalmente deixei de usar máscara,  só ganhando coragem após a 4.a dose. Assim, voltei a peregrinar a Fátima, para receber forças espirituais e voltaram as procissões, participando numa em Portimão, coisa rara na minha vida de algarvia.

Vou só e bem acompanhada lol a todo o lado cinema- 8 vezes, a espectáculos de comédia (2); comer fora sozinha (20) - algo que me assustava tanto há um tempo atrás. Até portei-me mal, mas só uma vez ah ah, ao ir beber café na esplanada no horário de serviço, inconcebível,  para alguém tão certinha como eu !! Rebeldia no serviço faz bem, por vezes, uma vez que os malandros e bons graxistas são eternamente valorizados aos olhos do patrão, ao contrário de quem verdadeiramente trabalha!!

Bom, mas voltemos a experiências mais alegres! Fui com a família a uma festa de música a Carvoeiro e aí descobri o prazer de beber lol batendo os recordes este ano: 3 imperiais e 6 sangrias lol - passo-me por sangria, seja branca ou tinta tudo marcha! Algo inconcebível para mim até então - tudo isto pela minha ânsia de inovar e mudar algo na  minha vida ;) estas experiências fiz o mais socialmente possível nas minhas idas a feiras como a de São João, Medieval e Cerveja, todas em Évora. Também provei vinhaça no aniversário do meu irmão mais velho, que também me desencaminhou para o hidromel!

Assisti igualmente a espectáculos de bailado (5) e outros mais tradicionais como o dos Bonecos de  Santo Aleixo, participei em caminhadas organizadas e solidárias (3). Também tinha de conhecer novos museus, certamente, visitando 4 exposições e 6 museus.  Voltei a repetir a minha escapadela cultural, ao dormir num hotel numa cidade desconhecida - Guarda foi desta vez o meu fim-de-semana de aventura de eleição! Descobri pela primeira vez que na minha cidade há torneiro medieval e lá fui ver pois inovar é a minha palavra de ordem!

E inovar o mais possível - fiz reiki,  pilates, massagens pela primeira vez. Voltei a participar em jantares de Natal, por o covid ter-nos proibido isso; visitei feiras de Natal, mais no estrangeiro (6) especificamente em 4 dois países - Luxemburgo e França.

Viajar? Adoro, até fora de portas - Luxemburgo, França, Bélgica e Alemanha, neste último senti-me uma autêntica aventureira pois fi-lo sem saber a língua e completamente sozinha, mas nunca me perdi ;d

Conhecer ainda mais o meu país? Dizer que cada vez o adoro mais responde à questão certamente, Vila Franca de Xira, Montemor o Novo, Setúbal vistos em Dezembro último. Também no início do Verão andei a explorar o meu Algarve de autocarro e a pé, como gosto, por ser bom para o ambiente e a melhora forma de conhecer qualquer localidade - assim visitei Sagres como o não o fazia desde a infância e fiquei a conhecer todos os recantos da sua fortaleza! Monchique, sempre linda no meio da serra, aventurando-me como nunca o fizera ao subir ao cerro do seu convento abandonado; No entanto, fui muito bem recebida pelo seu morador/cuidador mais os seus gatos e galinhas. Armação de Pêra, a extensão da sua bela praia a qual tive a sorte de percorrer por estar a maré baixa, faltando-me energia para  conseguir chegar aos Salgados pois a curiosidade de percorrer as ruas do interior desta vila era maior!  Passear nas minhas praias de eleição como a Rocha, Vau e Meia Praia, além de me sentir uma autêntica Jane no meio da selva ao brincar no Zoomarine foi uma maravilha de férias, especialmente por ter testado a minha coragem adormecida ao subir sozinha à roda gigante lol, mesmo agarradinha (consegui fazer as 3 voltas da praxe) à cadeirinha!!

No Inverno visitei Arraiolos, Portel, Alcobaça, Dino Parque e Buda Eden 

Dar de caras com o amor verdadeiro? Ainda não mas o desespero obriga-me a aceitar desconhecidos nas redes sociais, algo considerado inimaginável por mim até agora... e no entanto, não gosto de nada do que aparece...

Ser reconhecida no trabalho? Foi mais um ano de ilusão, e que tomou uma grande dimensão... no início do ano estava frágil, o que facilitou o ataque das cobras venenosas e no final de Fevereiro caí numa espiral de tristeza porque ansiei com todo o meu ser a felicidade e conseguir um companheiro que me amasse. Desejar não significa conseguir e sofri muito ao ver à minha volta ignorância, desilusão, inveja e muita estupidez humana. A solidão atacou-me fortemente, eu que tudo fazia para a afugentar...

Por isso quis inovar fui a um jogo de futebol, fiz reiki - onde descobri que tenho os chacras bem alinhados mas uma mágoa do passado que me aprisiona...

Alguns meses depois a minha autoconfiança aparece pela primeira vez lol, caminhar e começar a correr, alcançar um ano de Tai chi abriu a minha mente e a forma como encaro a vida - eu sou todo um poço de energia - e conseguir emagrecer foi a cereja no topo do bolo para me sentir uma top model lol voltando a destapar o meu corpo, exibindo sensualidade até então esquecida... e isso contribuiu para um maravilhoso verão! O que despertou invejas aos meus belos vestidos lol

Encantei-me por um caranguejo e tudo o que ele me deu até hoje parece um sonho, apesar de ter um ritmo tão diferente do que desejo. Com ele, ganhei uma nova visão de vida e adorei ganhar uma liberdade inatingível...

E assim o meu sorriso surge no meu rosto para todos os visitantes -simpatia e atenção são a minha palavra de ordem, por maior que seja o cansaço... e até antipatias!

Nasceu assim uma borboleta que viveu anos numa crisálida - sendo feliz à sua maneira. Contudo esta liberdade não me trouxe rosas, ainda tenho amarras ao meu redor... primeiro da família que amo e não compreende a minha mudança, exigindo-me continuidade porque isso nunca os afectou, depois no trabalho, sendo oprimida pelo chefe, que só ouve mentiras, estando cego ao recusar ver a minha dedicação e virtudes, aceitando facilmente as minhas falhas enaltecidas pelos considerados perfeitos - como se eu não fosse humana como todos... Este foi um ano de decepção profissional, receber chapadas na cara fez-me ver que a mudança tem de ser total... fazê-lo a nível interior não é suficiente, por isso, sinto que o ano que se segue vai ser exigente porque não ser reconhecida nem, minimamente,  valorizada tantos anos depois satura!

Resumindo, 2022 foi um ano de crescimento, amadurecimento após muita instrospeção, que acabou por ser de coragem, loucura total através de mais acção e menos indecisão, explorei novos mundos e aos poucos fui-me descobrindo mais... Isso exigiu muitas horas sem dormir, muito trabalho e alguns problemas de saúde, que felizmente, rapidamente passaram, apesar de toda a minha angústia. E agora, estou a adorar esta transformação. Nunca o conseguiria fazer sozinha, sem um bom empurrão ;)  ainda bem que recuperei da tristeza e desilusão... custou-me muito ser rejeitada após um simples convite para beber café com alguém que gostava...

Desejo um bom emprego, um bom namorado e filhos, talvez. Será pedir muito? Será em 2023???

Vou dar prioridade à família, o nosso porto seguro. Todavia, o início de 2023 não começou como desejava graças a chefes egoístas e falsos, que tudo fizeram para me afastar dos que amo... Quando se vive em solidão pensa-se que se safa da maldade humana, no entanto, isso é impossível por estar em todo o lado, mesmo onde menos se espera... 

E assim continuo a viver um dia de cada vez, lamentando que cada dia que passa é uma oportunidade perdida de atingir o clímax da felicidade... 

O que acham da minha vida normal, é super banal, não é? Um bom ano para todos!

Sem comentários: