terça-feira, 12 de julho de 2022

Monumento ao Bombeiro Voluntário de Évora


Escultura eborense de Alípio Pinto (n. Ligares, 1951) que licenciou-se em Artes Plásticas — Escultura em 1982 pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. O conhecimento em torno dos metais reflecte-se nas suas esculturas criando uma nova linguagem plástica através do recurso do aço, aço corten e aço inox e da policromia destas matérias. Rompe com as patines monocromáticas aplicadas nos antigos bronzes e explora um novo caminho, recorrendo-se das técnicas tradicionais e das novas técnicas que a experiência metalúrgica proporcionou, nomeadamente o processo da galvanoplastia. 

Na década de oitenta Alípio Pinto ousou desenvolver este conjunto escultóricos em aço inox  — o Monumento ao Bombeiro Voluntário de Évora, 1984, em Évora. O aço inox começou a ser escolhido para a realização de esculturas e monumentos pois possui resistência a amplitudes térmicas, mas sobretudo resistência à oxidação atmosférica que é a sua principal característica, sendo mais duradoiro. Todavia é mais atractivo pois suporta uma diversidade de acabamentos de superfície, não liberta manchas de corrosão como acontece com o aço corten permitindo facilmente a sua limpeza que perdura mais tempo que o habitual. O Monumento de Évora é um exemplo do forte apelo visual que o ferro  e o aço trouxeram para a modernidade, pois a escultura com onze metros de altura é composta por uma linha curvilínea em aço inox, que está fixa ao capacete do Bombeiro (superfícies em aço policromado de vermelho) em apenas um ponto, transmitindo uma enorme leveza e exaltação. 


FONTE: Alípio Pinto ANA SOFIA MOREIRA MENA* Artigo completo submetido a 30 de dezembro de 2015 e aprovado a 10 de janeiro de 2016. *Portugal, escultora. Estudante de doutoramento. Licenciatura em Artes Plásticas / Escultura, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Mestrado em Escultura Pública, FBAUL. AFILIAÇÃO: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA).

Sem comentários: