Charles de Gaulle (1890-1970) foi um general e político francês. Um dos comandantes aliados na Segunda Guerra Mundial e um dos principais estadistas do pós-guerra.
Charles André Marie Joseph de Gaulle nasceu em Lille, França, no dia 22 de novembro de 1890. Filho de Henri de Gaulle, professor de filosofia e literatura e de Jeanne Maillot, filha de ricos empresários de Lille.
No início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), já feito coronel em 1937, comandava a IV divisão blindada. Em 17 de maio de1940, deteve o avanço alemão em Montcornet e Abbeville em 28 de maio.
No mesmo mês, foi nomeado general de brigada e designado subsecretário de guerra pelo primeiro ministro Paul Reynaud.
Ainda em 1940, os alemães derrotaram os franceses e tomaram a França. De Gaulle fugiu para a Inglaterra, e de Londres mandava mensagens de rádio para que o povo francês continuasse com a resistência.
Como líder do movimento França Livre e presidente do Comitê Francês de Libertação Nacional, tornou-se o representante da resistência à ocupação alemã. Em agosto de1944, entra em Paris libertada. Em 13 de novembro é nomeado presidente do governo provisório pela Assembleia Constituinte e restabelece a autoridade do poder central.
Sem comentários:
Enviar um comentário