quarta-feira, 6 de julho de 2011

Chapéus há muitos!!

Com Chapéus há muitos: uma instalação espacial, Colecção B propõe animar, repensar e recriar espaços da paisagem urbana de Évora utilizando guarda-chuvas de cores vivas como amarelo, vermelho, azul e verde, suspensos acima da cabeça dos transeuntes, projectando no chão padrões de sombra e cor que se alteram ao longo do dia, de acordo com a posição do sol.





Neste trabalho, apropriamo-nos da estética de uma tendência da criação contemporânea, a umbrella-art, caracterizada, como o nome indica, pela utilização de guarda-chuvas na criação de instalações através das quais se recriam e reinventam espaços, estimulando os seus habitantes e utilizadores a repensar a forma como os utilizam e vivem. Vários foram os países que se deixaram transformar por este tipo de instalações - Itália, Grécia, Austrália, Estados Unidos da América, entre outros - através de trabalhos de artistas como Christo, Sam Spenser e Ingo Maurer.



Agora é a vez de Évora ser contagiada pela umbrella-art, com duas instalações, em espaços associados à programação de 2011 do Festival, em Évora: o corredor dos Antigos Celeiros da EPAC e o Largo de S. Vicente, a qual tirei estas fotografias.



With this installation Colecção B proposes to cheer-up, rethink and recreate spaces in Évora’s urban landscape. We use umbrellas of various bright colours such as yellow, red, blue and green, hanging above the heads of the walkers, projecting on the floor patterns of colou rand shadow, which change throughout the day with sunlight. A work inspired in works of umbrella-art, by artists such as Christo, Sam Spencer and Ingo Mauer.

FONTE: http://www.escritanapaisagem.net/

Sem comentários: