sábado, 16 de julho de 2011

MESA - Museu da Escrita do Sudoeste

O Museu da Escrita do Sudoeste foi o motivo da minha visita à vila de Almodôvar, Distrito de Beja. O museu, de tutela municipal, está instalado no edifício do antigo Cine-Teatro Municipal, em pleno centro histórico de Almodôvar é bastante recente, abriu ao público em 29 de Setembro de 2007.

A colecção permanente do museu tem cerca de 20 peças, entre elas um espólio permanente de 16 estelas descobertas no núcleo arqueológico de Almodôvar., enriquecidas com reproduções de estelas dos conclehos de Odemira e de Silves. A sua peça mais notável é a Estela de São Martinho, achada no sítio arqueológico de São Marcos da Serra, com cerca 60 signos, considerada uma das inscrições mais extensas de Escrita tartéssica ou Escrita do sudoeste. Ao centro, uma figura humana, algo raro, o que demonstra a importância do falecido. Infelizmente, como não é permitido tirar fotografias só vos posso mostrar neste blogue o exterior do edifício.



O pessoal do museu é bastante simpático e atencioso. O espaço é pequeno mas está bem concebido, ao permitir flexibilidade expositiva. A minha peça favorita foi a risonha cara de batata ;) o que prova que a criatividade "minimalista" não é algo actual.


Sem comentários: