A Igreja Matriz de Almodôvar, dedicada a Santo Ildefonso, é um dos maiores edifícios da vila, destacando-se em local isolado e elevado. A sua construção remonta ao século XVI, sofrendo posteriores alterações, nomeadamente nos altares das capelas laterais. Apresenta planta longitudinal e exterior de paredes de alvenaria caiadas de branco, onde sobressai o tom castanho das pilastras de alvenaria que desenham a fachada principal.
O portal e a torre sineira coberta por cúpula apresentam características tipicamente barrocas, maneiristas, enquanto as fachadas laterais são marcadas por sólidos contrafortes. O interior encontra-se dividido em três naves separadas por grossas colunas toscanas, ligadas por arcos de volta perfeita e cobertas por abóbadas de berço.
Também os altares laterais, em talha dourada e policromada, têm características barrocas, enquanto o retábulo da capela-mor, na mesma talha, reflecte o estilo neoclássico. De destacar, na capela baptismal, um painel da autoria de Severo Portela, artista a quem Almodôvar presta homenagem.
Filomena Gonçalves
FONTE: http://viajar.clix.pt/tesouros.php?id=365&lg=es
Sem comentários:
Enviar um comentário