domingo, 17 de julho de 2011

MESAS DO CASTELINHO





A Estação Arqueológica de Mesas do Castelinho situa-se na freguesia de Santa Clara-a-Nova, no lugar de Monte Novo do Castelinho. Segundo estudos arqueológicos, confirma-se que Monte Novo do Castelinho foi um grande povoado já com características defensivas, com vestígios de povoamento desde a Idade do Ferro, remontando a sua origem ao século IV ou V a.C.




Vestígios de povoamento de vários povos têm sido encontrados nas escavações que continuam a decorrer nesta estação, sendo que os mais abundantes são de origem romana e os mais recentes de origem árabe. As diversas campanhas arqueológicas realizadas colocaram a descoberto várias fortificações, construídas entre a Idade do Ferro e o período omíada. O acesso à Estação Arqueológica é feito por estrada de terra batida desde Santa Clara-a-Nova.






Designa-se "Mesa" por existir numa plataforma plana como uma mesa, num alto com uma vista linda sobre o campo alentejano!! Chegar até aqui não é difícil (como podem ver pelo filme) e a estrada em terra não assusta ninguém, por isso, aconselho a todos uma visita a um local que foi outrora imponente, mas cujo motivo de abandono se desconhece.


FONTE: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-estacao-arqueologica-de-mesas-do-castelinho-16360

Sem comentários: