quarta-feira, 9 de março de 2022

Daltonismo

Quem sabe separa o cinzento do cinza.

laranja do amarelo, o roxo do azulado, carmim

do que dizem vermelho, enfim.

todas as nuances,

para mim é um meticuloso, um perito, quase um cientista,

eu que sei que sou daltónico, praticamente

desde que me conheço.


As cores têm muito a ver com a natureza da vida

de cada um de nós, e com a vida da natureza

sem nenhum de nós, todos nós sabemos.

Não pretendo ser autor naturalista, mem pintor de domingo, o que quase aconteceu.

fique o leitor sabendo.


Mas doem-me as cores que não sei entender,

o choro dalgumas rosas que talvez gostassem de ser brancas

e que o dizem, em crítica, que têm o amarelado

do ciúme.


(...)


CARVALHO, Armando Silva, O País das minhas vísceras, s.-l., Língua Morta, 2021, p. 451.

Sem comentários: