Museu Municipal de Lagos |
A partir de então, Nossa Senhora passou a ser muito invocada com este título, sobretudo em ocasiões de perigo. Hoje, em todo o Portugal Continental e Ilhas, há muitos templos onde Nossa Senhora do LIvramento é venerada ou é mesmo orago.
Só na Diocese de Angra do Heroísmo há duas freguesias em que ela é a padroeira. Na freguesia da Caveira, Ilha das Flores e freguesia do Livramento, Ilha de S. Miguel.
Sempre que invocamos, com fé, Nossa Senhora, podemos ter a certeza da sua protecção, como bem nos recorda a oração de S. Bernardo, que aqui se transcreve:
Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa protecção, implorando a Vossa assistência e reclamo o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança a Vós, Virgem, entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prosto a Vossos pés; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de alcançar o que Vos rogo.
Amén.
É um grande acontecimento para toda a freguesia. Muitos emigrantes visitam a sua terra natal e os seus familiares por essa altura. Aos pés da sua Padroeira, rezam a vida que viveram, depositam esperanças, ganham forças para continuar.
Sem comentários:
Enviar um comentário