domingo, 20 de julho de 2008

Outra Hortense famosa - a Rainha da Holanda


Hortense de Beauharnais (Paris, 10 de Abril de 1783 — 5 de Outubro de 1837) foi esposa de Luís Bonaparte, Rei da Holanda e mãe de Napoleão III. Pertencia à família imperial francesa.

Era filha de Josefina de Beauharnais e Alexandre, Visconde de Beauharnais, que em 1794, foi executado durante o Terror. Dois anos depois, sua mãe esposa Napoleão Bonaparte.

Em 1806, Napoleão nomeia seu irmão, Luís, como rei da Holanda. Hortense acompanha seu marido para Haia, apesar do relacionamento do casal não estar muito bom (a paternidade de Luís sobre um dos seus filhos com Hortense foi posto em causa).
Em 1810, Luís abdica do trono da Holanda, mudando-se para a Alemanha, enquanto que Hortense regressa com os seus filhos para a França.

Em 1814, durante a restauração dos Bourbon, Hortense recebe protecção de Alexandre I da Rússia, e a seu pedido, é nomeada duquesa de Saint-Leu pelo rei Luís XVIII. Durante a campanha de Waterloo, Hortense apoiou Napoleão, o que levou a sua expulsão da França após o fracasso da campanha.
Viajou pela Alemanha e pela Itália antes de adquirir a Mansão de Arenenberg, no cantão de Turgóvia na Suíça, em 1817. Ali morou até a sua morte, em Outubro de 1837. Foi enterrada ao lado de Josefina (sua mãe) na igreja de St Pierre-St Paul em Rueil-Malmaison.

Fonte: Wikipédia

1 comentário:

Hortênsia disse...

Olá Hortense. Apenas para constar o meu nome também é Hortênsia.O nome da minha mãe é Rosaria e ela nasceu na data em que Hortense rainha da Holanda morreu. Eu acho que este nome nao é mesmo comum, mas vale apena saber e conhecer a historia dele quando possível.