O Ascensor da Glória,
popularmente referido como Elevador da Glória, localiza-se na cidade de Lisboa,
em Portugal.
É um dos funiculares operados pela Carris, e liga a Baixa (Praça
dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara).
Destes é
o mais movimentado, chegando a transportar anualmente mais de 3 milhões de passageiros.
Construído pelo engenheiro
português Raoul Mesnier du Ponsard , foi inaugurado em 24 de outubro de 1885,
constituindo-se no segundo do género implantado na cidade por iniciativa da
Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa.
O sistema de tração original
era de cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água, passando mais
tarde a ser a vapor.
Em setembro de 1915 passou a ser movido por eletricidade.
Até finais do século XIX, durante
as viagens noturnas a iluminação dentro da cabine era feita com velas.
Em 1987 a banda Rádio Macau lança
em máxi single e LP epónimos a faixa “O Elevador da Glória” , que rapidamente
se tornou o seu mais conhecido tema e um ícone do rock português.
Desde fevereiro de 2002
encontra-se classificado como Monumento Nacional.
Os dois carros, idênticos e
numerados 1 e 2, foram construídos pela empresa alemã Maschinenfabrik
Esslingen; são compostos por duas coxias de comando (uma em cada extremidade) e
por um salão de passageiros com dois bancos corridos de costas viradas para as
janelas, tudo no mesmo nível horizontal — havendo uma extremidade mais alta
(anterior no sentido descendente) e outra mais próxima do solo, tal como o
Elevador do Lavra, no que difere de muitos outros funiculares.
As entradas e
saídas de cada carro fazem-se por duas portas munidas de cancela pantográfica e
situadas na extremidade com menor desnível em relação ao exterior, de ambos os
lados do posto de comando activo em ascensão.
O trajeto é de 265 m5 , em via de
carril duplo encastrado no pavimento de arruamento vulgar, com bitola de 90 cm
e fenda central para ligação do cabo. Vence um desnível acentuado, superior a
17%3 .
Fonte: Wikipédia
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