domingo, 4 de outubro de 2009

Beco do Chão Salgado


O palácio do Duque de Aveiro, em Belém, foi demolido e o terreno salgado, simbolicamente, para que nunca mais nada ali crescesse. No local, hoje chamado Beco do Chão Salgado, existe um marco alusivo ao acontecimento mandado erigir por D. José com uma lápide que pode ser lida. As armas da família Távora foram picadas e o nome Távora foi mesmo proibido de ser citado.
O Duque de Aveiro - D. José de Mascarenhas da Silva e Lencastre, 5.º marquês de Gouveia, 8.º conde de Santa Cruz e 8.º duque de Aveiro, (1708 – 1759), fidalgo da Casa Real, titular de uma das mais aristocráticas e poderosas famílias portuguesas, foi um dos condenados no processo dos Távoras, ao ser barbaramente executado em Belém, então uma povoação dos arrabaldes de Lisboa.
Esta e outras mortes foram o resultado de uma tentativa de assassinato régio, na noite de 3 de Setembro de 1758, D. José I seguia incógnito numa carruagem que percorria uma rua secundária nos arredores de Lisboa. O rei regressava para as tendas da Ajuda de uma noite com a amante. Pelo caminho, a carruagem foi interceptada por três homens, que dispararam sobre os ocupantes. D. José I foi ferido num braço, o seu condutor também ficou ferido gravemente, mas ambos sobreviveram e regressaram à Ajuda.
Fonte: wikipédia.

Sem comentários: