domingo, 8 de maio de 2011

Biblioteca de Mafra

O maior tesouro do Palácio de Mafra é a sua biblioteca, com chão em mármore, estantes em estilo rococó e uma colecção de mais de 40.000 livros com encadernações em couro gravadas a ouro, incluindo uma segunda edição de Os Lusíadas de Luís de Camões. Esta biblioteca tinha a particularidade de albergar livros não censurados.
Situada ao fundo do segundo piso, esta sala é a estrela do palácio, rivalizando em grandiosidade com a Biblioteca da Abadia de Melk, na Áustria.
Construida por Manuel Caetano de Sousa, tem 88 m de comprimento, 9.5 de largura e 13 de altura.


O magnífico pavimento é revestido de mármore rosa, cinzento e branco. As estantes de madeira estilo rococó, estão situadas em duas filas laterais, separadas por um varandim contêm milhares de volumes encadernados em couro, testemunhando a extensão do conhecimento ocidental dos séculos XIV ao XIX. Na parte superior da estante, um quadro com o tema dos livros que podemos encontrar na área.
Entre eles muitas jóias bibliográficas, como incunábulos. Estes volumes magníficos foram encadernados na oficina local, também por Manuel Caetano de Sousa.
Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: