quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ecomuseu do Redondo




O Ecomuseu de Redondo é um espaço a céu aberto, vivo e activo, que permitirá efectuar um reconhecimento directo do património arqueológico e ambiental, funcionando como um espelho onde se pode observar o território e a vivência humana desde tempos imemoriais até à actualidade, constituindo-se como que um laboratório de emoções, de vivências e de troca de experiências.


O Ecomuseu localiza-se na zona Nordeste do Concelho (junto ao Freixo) numa área de cerca de 6000 ha e tem como ponto de apoio a antiga Escola de São Bento do Zambujal.
Situado no extremo Norte da freguesia e concelho de Redondo e abrangendo parte da Serra d’Ossa e do Biótopo CORINE, o Ecomuseu localiza-se num território geograficamente privilegiado cujos recursos naturais foram, durante séculos, objecto de fruição das populações que por aqui passaram. Por outro lado, apresenta um património histórico e arqueológico de rara densidade, particularmente no que diz respeito aos monumentos megalíticos funerários – as antas, de que se conhecem várias dezenas, sendo duas delas Património Nacional.

Neste sentido, foram implementados dois percursos pedestres em torno da aldeia do Freixo, onde se pretende assinalar a estrita interacção do Homem com o Meio Ambiente que o envolve, desde tempo imemoriais, na construção de uma importante mancha de montado.

O Centro de Acolhimento, implementado na antiga Escola Rural de São Bento do Zambujal, pretende ser um espaço activo e dinâmico especialmente vocacionado para acções de sensibilização e divulgação da riqueza patrimonial, cultural e ambiental do território concelhio.

Sem comentários: