segunda-feira, 18 de junho de 2012

S. Manços

São Manços é uma freguesia concelho de Évora, com 108,34 km² de área e 938 habitantes (2011)Freguesia situada junto da margem direita da ribeira de Azambuja, afluente do rio Degebe, S. Manços dista cerca de 20 quilómetros da sede do concelho.


Esta localidade fez parte do Morgado de São Manços instituido por Vasco Martins de Pavia e sua mulher Dona Maria Fernandes Cogominho, sendo seus descendentes a família Mesquita Pimentel de Pavia. Segundo a lenda, terá sido no local onde se ergue a igreja paroquial desta freguesia que foi martirizado São Manços, que a tradição diz ter sido o primeiro Bispo de Évora. Está esta freguesia ligada à tradição de S. Manços, considerado o primeiro bispo de Évora. Este terá estado sepultado na sua igreja paroquial, de onde os cristãos o levaram em 714, durante a invasão árabe, para Vila Nueva de S. Mâncio, na diocese de Palência, onde existiam, já no fim do século VII, duas igrejas a ele dedicadas. Por doação de D. Telo Peres em 9 de Julho de 1195 se fundo o mosteiro beneditino naquela terra espanhola.

Conforme a "História das Antiguidades de Évora", de André de Resende, um Homem nobre deu sepultura ao nosso santo na herdade de S. Manços...A referência mais antiga que se conhece da "entrega da herdade de Somanços ao Cabido", é de 26 de Abril de 1278, documento que faz parte do arquivo capitular. No códice 3 - II - fls. 3 do mesmo, feito em 1321, se diz que "há o Cabiso hum herdamento em Somanços que ouve de presoria".

A sede da freguesia foi elevada à categoria de vila pela lei n.º 1519, de 29 de Dezembro de 1923.


Fontes: wikipédia e http://www.evora.net/jfsmancos/HISTORIAL.htm

Sem comentários: