quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Hera

A Hera (Hedera helix) é uma planta trepadeira do género Hedera, família Araliaceae. É natural da Europa Central e Ocidental.Hera muito antiga em ruínas na cidade de Weimar.É extremamente semelhante à espécie existente em Portugal e na Irlanda, a Hedera hibernica.
Planta trepadeira, escandente ou prostrada, com o caule atingir os 30 m, com ramos lenhosos, muito longos, delgados e flexíveis que se elevam, apoiando-se noutras plantas, por meio de raízes laterais aéreas. As folhas são simples, persistentes, verde-escuras, brilhantes, coriáceas, alternas, lobuladas ou cordadas na fase juvenil a inteiras quando adultas. As inflorescências são pequenas umbelas esféricas com 6 a 8 raios curtos todos num só plano. As flores são hermafroditas, amarelo-esverdeadas, com cálice de 5 dentes curtos soldados ao ovário, sépalas triangulares e corola constituida por 5 pétalas lanceoladas. Androceu com 5 estames alternando com as pétalas. O fruto é uma pseudobaga globosa, negra na maturação com 4 a 5 sementes rugosas e rosadas.


Floração: De Setembro a Outubro.Habitat: Trepadeira de sebes, muros e árvores, ou cobrindo o chão de matas em locais úmidos.Distribuição: Frequente em todo o país, até 1000 m.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários: