quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Museu da Carris - núcleo I

A existência do Museu assume dois aspetos distintos e complementares. O primeiro visa a constituição de um acervo patrimonial que permite, através de objetos considerados de valor histórico-documental, assegurar um conhecimento global e atualizado da Empresa e o segundo a exposição e a divulgação do património procurando, a nível externo, contribuir para o exercício de uma função social através do desenvolvimento cultural da coletividade, consolidando a imagem da Empresa junto do público e, a nível interno, potenciar a realização humana e profissional dos seus efetivos através do fortalecimento da sua consciência profissional, obtido por um conhecimento cada vez mais aprofundado da Empresa. 

O Museu da Carris possibilita ao visitante a realização de uma viagem no tempo, através de documentos e objetos postos à sua disposição: relatórios, fotografias, uniformes, títulos de transporte, equipamento oficinal, elétricos, autocarros...

Dividido em três núcleos. O primeiro é composta por uma biblioteca e três salas, cuja exposição está cronologicamente colocada de forma a que o visitante possa efetuar uma viagem no tempo, que se inicia nos primeiros anos e veículos de tração animal, seguida pela chegada dos ascensores e pela adoção da tração elétrica e finalmente com todos os desenvolvimentos do século XX.

Equipamentos, bilhética, miniaturas várias estão expostas junto com documentos originais da história da Carris.
 
Nas vitrines podem ser encontrados documentos relativos a momentos decisivos na história da Companhia, bem como objetos do dia a dia. Os modelos expostos trazem-nos à memória os elétricos, autocarros e elevadores de antigamente.

Fonte: http://museu.carris.pt/pt/nucleo-1/

Sem comentários: