sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Salgueiro Maia



Fernando José Salgueiro Maia (Castelo de Vide, 1 de Julho de 1944 — Lisboa, 4 de Abril de 1992), foi um militar português. Foi um dos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução de 25 de Abril de 1974, que marcou o final da ditadura em Portugal.

Na madrugada de 25 de Abril de 1974, durante a parada da Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, proferiu o célebre discurso: "Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados socialistas, os estados capitalistas e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!" Todos os 240 homens que ouviram estas palavras, ditas de forma serena mas firme, tão característica de Salgueiro Maia, formaram de imediato à sua frente. Depois seguiram para Lisboa e marcharam sobre a ditadura. A 25 de Novembro de 1975 sai da EPC, comandando um grupo de carros às ordens do Presidente da República. Será transferido para os Açores, só voltando a Santarém em 1979, onde ficou a comandar o Presídio Militar de Santarém. Em 1984 regressa à EPC.

Este monumento de homenagem a Salgueiro Maia foi inaugurado a 25 de Abril de 2006 no Largo Cândido dos Reis, próximo do local onde este militar foi recebido pela população após ter liderado o golpe militar de 25 de Abril de 1974, quando regressava de Lisboa. A inauguração esteve inserida nas comemorações do 32º aniversário da Revolução e eu tive o prazer de o fotografar na minha ida a Santarém, em 2018.


Fonte: Wikipédia e https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-santarem/c-santarem/santarem/monumento-salgueiro-maia

Sem comentários: