domingo, 26 de abril de 2020

Museu da Horta


O Museu da Horta foi criado em 1977, pelo Decreto Regulamentar Regional nº21 de 18 Julho, como um serviço externo da Direção Regional dos Assuntos Culturais, tendo-lhe sido atribuído para a sua instalação o antigo Colégio dos Jesuítas, um imóvel do séc. XVIII, anexo à Igreja Matriz da ilha do Faial, classificado como Monumento Regional.

O Museu da Horta está enquadrado na categoria de Museu Regional, o que considerando a diversidade e qualidade do seu acervo se concebe como um museu de caráter histórico, com uma vocação de âmbito regional em matéria de política de aquisições, conservação e investigação.

Repositório de um património de valor simbólico, o Museu da Horta é formado por conjunto heterogéneo de coleções, compreende um período cronológico que vai do século XVI à atualidade: etnografia, objetos e engenhos ligados a antigos ofícios e às tecnologias tradicionais agrícola, do linho, da lã e cerâmica; objetos tecnológicos, relacionados com a história do Porto da Horta, como com as estações do cabo submarino que entre os séculos XIX a XX operaram neste centro nevrálgico de comunicações do Atlântico Norte; arte sacra; artes plásticas; documentos fotográficos; documentos impressos e manuscritos; exemplares de história natural.

Para além do espólio descrito, realça-se a exposição permanente em miolo de figueira, uma coleção única no mundo que o integra desde o ano de 1980, sendo esta produção de um único autor, Euclides Rosa.



Durante a visita a este espaço gostei muito do núcleo de arte sacra, daí o motivo de partilhar fotos do mesmo no blogue mas peças como pianos ou projectos e respectivos telégrafos, explicativos da importância das ilhas açorianas para os cabos telegráficos e comunicação entre continentes também justificam uma visita ao Museu da Horta, um espaço amplo que só tem por defeito dificuldade de acessos devido a localizar-se num 1.º andar de um edifício histórico e, por isso, sem elevador.




Fonte: http://www.museu-horta.azores.gov.pt/museu/

Sem comentários: