quarta-feira, 28 de outubro de 2020

José Patrocínio Dias



Nasceu na Covilhã a 23 de Julho de 1884 e ingressou no Colégio de São Fiel, da Companhia de Jesus, no Louriçal do Campo, em Castelo Branco, onde recebeu uma educação que mais tarde o levou a matriculou-se na Faculdade de Teologia, da Universidade de Coimbra (1902–1907), tendo concluído o curso com distinção. Decidindo-se pelo sacerdócio, foi ordenado em 21 de Dezembro de 1907, na cidade da Guarda. Depois de algum tempo no Seminário do Mondego, foi-lhe entregue a paróquia de São Vicente. Em 1908 trabalhou com grande dedicação nas Agremiações Populares Católicas. Nomeado Cónego da Sé da Guarda (1915), em 1917 ofereceu-se como voluntário para capelão militar, sendo nomeado Capelão-Chefe dos Capelães do Corpo Expedicionário Português para assistência aos soldados portugueses na Primeira Guerra Mundial, em França.

Em 1921 foi sagrado Bispo na Sé da Guarda por D. Manuel Vieira de Matos, Bispo da Guarda, tendo tomado posse da Diocese de Beja aos 38 anos de idade, no dia 5 de Fevereiro de 1922 (devido à perturbação social e política existente na região).

Das muitas obras que fundou destacam-se: o Seminário de Beja; o Paço Episcopal de Beja; o Carmelo do Sagrado Coração de Jesus, que restaurou a presença das Irmãs Carmelitas da Antiga Observância na cidade-berço do ramo feminino da Ordem do Carmo em Portugal; o Bairro de Nossa Senhora da Conceição, para albergar as famílias pobres; a Sopa dos Pobres São Sizenando; o Jornal Notícias de Beja; a restauração da Sé Catedral; e a Congregação das Oblatas do Divino Coração que, desde a primeira hora, o acompanharam em todas as obras religiosas e sociais da Diocese de Beja.

A 24 de Outubro de 1965 faleceu em Fátima, estando sepultado na Sé Catedral de Beja. 

Fonte: Wilkipédia

Sem comentários: