sábado, 13 de setembro de 2008

LAGOS


Lagos é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e subregião do Algarve, sede de concelho, com cerca de 17 500 habitantes. Localiza-se no Barlavento, a zona ocidental do Algarve.

Lagos é uma povoação marítima com mais de dois mil anos. A sua importância aumentou imenso durante o período das grandes navegações marítimas Portuguesas do século XV. O Infante Dom Henrique, conhecido como Infante de Sagres ou O Navegador, viveu em Lagos, comandando muitas espedições que partiram desta cidade em direcção às conquistas em Marrocos e à descoberta das costas ocidentais africanas. Lagos foi elevada a cidade por el-rei D. Sebastião em 1573, aquando da sua deslocação ao Reino do Algarve; contudo, a carta de confirmação do título apenas foi passada pela chancelaria régia no reinado do seu sucessor, o tio-avô Cardeal D. Henrique, em 1579.

A cidade de Lagos foi devastada pelo Terramoto de 1755. Algumas construções, como as muralhas, edificadas no século XVI, o palácio do governador, e o mercado de escravos, que se crê ter sido o primeiro na Europa de escravos negros, sobreviveram ao terramoto.
Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: