sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Sé de Silves


Situada no Largo da Sé, a sua estrutura apresenta um cunho principalmente gótico, mas também elementos de outras épocas, visto ter vindo a sofrer alterações ao longo dos séculos.

É difícil precisar com exactidão a origem da catedral, e se esta terá sido erigida sobre uma mesquita após a reconquista da cidade aos mouros por D. Dinis, mas sabe-se que o edifício actual terá sido iniciado entre meados e finais do século XIII. Vários terramotos foram deteriorando o edifício ainda inacabado, e este acabou por ser reformulado a meados do século XV, seguindo uma estrutura gótica mais simples.

A catedral apresenta uma planta em forma de cruz latina, com cruzeiro abobadado no cruzamento dos braços da mesma, rematada por uma ábside em grés vermelho na extremidade onde se encontra o altar-mor. A nave, com uma altura máxima de cerca de 18 metros, apresenta duas naves laterais com altares decorados a talha dourada barroca, divididas da nave central por sólidos pilares octagonais.

O portal principal da catedral é formado por um arco quebrado composto por arquivoltas dispostas em degraus. A fachada sul da catedral apresenta um portal barroco/rococó de 1781, designado por Porta do Sol.

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: