terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Vinhos Porto Ferreira

A sociedade A. A. Ferreira, S.A. ao contrário da maior parte das outras casas do vinho do Porto tem uma origem de propriedade.


Com efeito, Manuel Ferreira, o dono das propriedades que hoje constituem a zona de Apelação e Controlo do Douro. Mas, foram os seus netos, José Bernardo (1782-1853) e António Bernardo (1787-1835) que no início do século XIX alargaram notoriamente o património agrícola comum, criando na realidade, os alicerces duma importante produção. Um casamento entre primos dos seus descendentes, Antónia Bernardo (1812-1844) e Antónia Adelaide (1811-1896) consolida a unidade das suas actividades agrícolas e comerciais.

Dona Antónia Adelaide Ferreira, viúva aos trinta e três anos, mulher de rara energia tinha um talento comercial do qual não se conhece outro exemplo na sociedade portuguesa do seu tempo.Assim, e apesar dos problemas políticos da época, um novo impulso foi dado à cultura da vinha no Douro, criando novos vinhos, hoje em dia muito famosos. Ela mandou construir nas zonas que eram desérticas ruas e, nelas criou hospitais, escolas e creches, uma acção social reconhecida e notória de que ainda hoje se ouve falar.A sua inteligência e bondade deram-lhe a alcunha de "Ferreirinha", a pequena Ferreira que conquistou a maior admiração dos seus contemporâneos. É assim que, hoje em dia os vinhos são conhecidos em Portugal (Ferreirinha).

É servido de um Porto Ferreira?

Fonte: http://mjfs.spaceblog.com.br/39537/Caves-Ferreira-Vinho-do-Porto/















Sem comentários: