domingo, 20 de fevereiro de 2011

Museu Quai Branly

Este é o nome pelo qual é conhecido o Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas, em Paris, por estar situado no quai Branly, 7° arrondissement.

Projecto ambicioso executado por Jacques Chirac e realizado por Jean Nouvel, foi inaugurado em 20 de Junho de 2006.
O museu conta com um acervo de 300.000 obras, das quais 3500 em exposição, constituído a partir de antigas colecções de etnologia do Museu do Homem e do Museu Nacional de Artes da África e da Oceania.
As obras estão divididas em grandes zonas continentais (África, Ásia, Oceania e Américas).
O edifício ocupa uma área de 40.600 m² e a sua arquitectura é muito original, uma das paredes do museu é completamente revestida de vegetação! Com um jardim na sua envolvente, parece que saímos do barulho e da confusão da cidade...
Este foi o único espaço museológico que consegui visitar na minha rápida visita a esta cidade. Gostei muito, por isso aconselho a sua visita. Fica bem perto da Torre Eiffel. Aviso é que o bilhete de entrada não se compara ao dos museus portugueses!
Além da exposição permanente, o museu promove dez exposições temporárias por ano. Nos próximos dias, vou colocar imagens de uma delas que visitei, no Verão de 2009.
Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: