domingo, 5 de junho de 2011

O HOMEM DE NEGÓCIOS

- E o que é que fazes com essas estrelas todas?
- O que é que eu faço com elas?
- Sim.
- Nada Tenho-as.
- Tu tens as estrelas?
- Tenho.
- Mas eu conheço um rei que...
- Os reis não têm nada. "Reinam" sobre as coisas. É muito diferente.
- E para que é que serve teres estrelas?
- Serve-me para ser rico.
- E para que é que te serve ser rico?
- Para comprar outras estrelas, se alguém as descobrir
.
Mais uma vez, segue-se a explicação do simbolismo da personagem:

O homem de negócios representa o perfeito adulto, porque a sua única preocupação são os números. É muito sério. Ele está sempre a trabalhar, contando as estrelas que possui e detesta distracções. Representa a obsessão pela riqueza, a ambição pela posse de bens materiais. Aqui está visível o absurdo da matéria.


FONTES: SAINT-EXUPÉRY, Antoine de, O Principezinho, 19ª. edição, Lisboa, Caravela, 1987, p. 47. E http://www.colegiodeportugal.pt/

Sem comentários: