quarta-feira, 1 de junho de 2011

REI

- Majestade... sobre quem reinais vós?
- Sobre tudo - respondeu o rei, com uma grande simplicidade. (...)
- E as estrelas obedecem a Vossa Majestade?
- Claro - disse o rei. - Obedecem imediatamente, eu não tolero indisciplinas. (...) Só se pode exigir a uma pessoa o que essa pessoa pode dar - disse o rei. - A autoridade baseia-se, antes de mais no bom senso. Se um rei ordenar ao seu povo que se deite ao mar, ele revolta-se. Eu, eu tenho o direito de exigir obediência porque as minhas ordens são sensatas.


SAINT-EXUPÉRY, Antoine de, O Principezinho, 19ª edição, Lisboa, Caravela, 1987, p.p.39-40.


Segue-se um comentário desta personagem de um dos meus livros favoritos:

O rei é muito arrogante, egocêntrico e tem-se em alta conta. Contudo, a sua superioridade só lhe traz solidão e faz com que todos se afastem dele. Acredita que governa o universo incluindo as estrelas e os planetas. Pensa que sabe tudo e possui tudo, mas na verdade é muito ignorante sobre o mundo que está para além do seu minúsculo planeta. O principezinho visita-o mas ele logo o classifica como seu súbdito, dando-lhe as suas ridículas ordens.
O rei representa as pessoas da nossa sociedade que se julgam seres superiores. Não ouvem as opiniões dos outros e não pensam nas consequências dos seus actos.

Sem comentários: