domingo, 30 de outubro de 2011

valter hugo mãe

Natural de Angola, Valter Hugo Mãe nasceu em Saurimo, antiga Henrique de Carvalho, em 1971. Passou a sua infância no norte do país, em Paços de Ferreira, passando a viver desde 1980, na mesma região, mas em Vila do Conde.

Licenciado em Direito e pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, este escritor português é não só romancista como poeta, cantor (escreve também letras para canções), D.J., editor e artista plástico, apesar de não se considerar como tal. "É uma utopia, até porque não sou um artista plástico". Não, mas também: valter hugo mãe é poeta, ficcionista, autor de livros infantis, de peças de teatro e de guiões de cinema, desenhador, letrista e também cantor.


Desde 1996 que Valter Hugo Mãe publica vários livros de poesia, publicando romances a partir de 2004 e contos infantis a partir de 2009. Curiosamente, torna-se mais conhecido pelos seus romances. Apesar de em 1999 ter sido galardoado com o Prémio Almeida Garrett, foi com este género literário que atingiu o reconhecimento público por, em 2007, ter recebido o Prémio Literário José Saramago pela Fundação Círculo de Leitores, pela obra - O remorso de Baltazar Serapião. Romance descrito pelo Nobel português José Saramago como um “tsunami literário”.


Uma particularidade de todas as suas obras é o uso de minúsculas. Este é um estilo que distingue Valter Hugo Mãe, assim como o uso reduzido de pontuação. Técnicas que facilitam a velocidade do pensamento, segundo o autor. Numa entrevista concedida por este escritor em Janeiro de 2010 à revista Visão, Valter Hugo refere que escolheu esta opção por uma questão literária, de "limpeza formal do texto". (...) É a simplicidade que procura e está convicto de que usando apenas minúsculas não só o pode almejar, como "acelerar" a própria escrita. E "agilizando o texto" aproxima-o não só do ritmo da fala como do próprio pensamento... "Um texto mais acelerado permite uma respiração mais natural ao leitor encurtando essa distância”.


Hortense Santos

Sem comentários: