segunda-feira, 26 de março de 2012

Ria de Alvor

A Ria de Alvor constitui a zona húmida mais importante do Barlavento Algarvio. A sua área de 1454 hectares compreende uma laguna costeira (estuário), sapais, dunas, salinas e as penínsulas da Quinta da Rocha e da Abicada com habitats mistos de vegetação ripícola, pequenas áreas de pinhal e semi-agrícolas.
A Ria de Alvor é um ínfimo paraíso cada vez mais estrangulado pela pressão imobiliária e turística mas impõe-se de forma determinante na paisagem pela grande variedade de habitats e surpreendente biodiversidade. Esta Ria é o produto da confluência entre quatro linhas de água provenientes da encosta Sul da Serra de Monchique que resulta num amplo e complexo sistema estuarino.
A ria é protegida do oceano por duas restingas de areia com dunas fixas que limitam a vasta área de estuário com bancos de vasa e areia, salinas abandonadas, pisciculturas e sapais salgados. A vegetação ripícola e as pequenas áreas de pinhal ou incultas ocorrem a montante da ria, na zona em que é menor a influência das marés.O reconhecimento da singularidade ecológica da Ria de Alvor levou à sua classificação como Zona Húmida de Importância Internacional (Convenção de Ramsar), Biótopo CORINE e Zona Especial de Conservação (Rede NATURA 2000).
O cordão dunar com as suas teimosas espécies vegetais torna possível a existência do sapal e da própria Ria, da qual dependem uma grande diversidade de espécies animais e vegetais, bem como as comunidades de pescadores e de mariscadores locais.

Sem comentários: