domingo, 18 de março de 2012

Santa Joana na Igreja do Carmo - Évora

Infanta D. Joana de Portugal, conhecida como a Princesa Santa Joana. Santa D. Joana de Portugal, (também chamada Santa Joana Princesa embora oficialmente apenas seja reconhecida pela Igreja Católica como Beata) (6 de Fevereiro de 1452 — 12 de Maio de 1490) foi uma princesa portuguesa da Casa de Avis, filha do rei D. Afonso V e de sua primeira mulher, a rainha D. Isabel.
Chegou a ser jurada Princesa herdeira da Coroa de Portugal, título que manteve atá ao nascimento do seu irmão, o futuro rei D. João II.Foi regente do reino em 1471, por altura da expedição de D. Afonso V a Arzila.

Após recusar veementemente várias propostas de casamento, Joana nunca chegou a professar votos de freira dominicana por ser princesa real e potencial herdeira do trono. No entanto viveu a maior parte da sua vida no Convento de Jesus de Aveiro, desde 1475 até à sua morte, seguindo em tudo a regra de vida e estilo das monjas.Foi também uma grande apoiante do irmão, o rei João II de Portugal. A princesa Joana foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII, tendo festa a 12 de Maio. E o Papa Paulo VI, a 5 de Janeiro de 1965, declarou-a especial protectora da cidade de Aveiro.
Fonte:Wikipédia

Sem comentários: