sábado, 1 de dezembro de 2012

Tintim

Tintim (no original francês Tintin) é o protagonista da série de ficção de banda desenhada (português europeu) ou história em quadrinhos (português brasileiro) conhecida como As Aventuras de Tintim (Les aventures de Tintin), criada pelo quadrinista belga Hergé em 10 de janeiro de 1929.
 A teoria corrente indica que Hergé baptizou a sua personagem como Tintim em homenagem ao álbum de Benjamin Rabier escrito em colaboração com Fred Isly, denominado Tintin lutin (1897). Tal teoria parece corresponder à verdade, uma vez que, para além do nome, são facilmente verificáveis algumas semelhanças existentes entre Onésime, personagem do álbum referido, e o Tintim de Hergé. O nome Tintim aparece pela primeira vez em 1929, data que pode ser assinalada como a sua nascença gráfica.
 Dado que a série de quadrinhos possuiu uma existência de quase meio século, a personalidade de Tintim sofreu subtis alterações ao longo de sua evolução, embora sua caracterização tenha se mantido consistente durante todo o seu percurso. A personagem normalmente é apresentado como um jovem repórter (cuja idade vai presumivelmente da adolescência até a juventude), de espírito aventureiro e curioso, constantemente envolto em casos de investigação criminosa ou em conspirações políticas, geralmente guiado por uma personalidade descrita como nobre, audaciosa e perspicaz. Eventualmente, passa uma imagem de inocência, ainda que procure responsabilizar-se por seus actos de forma presumivelmente bastante madura (não raro criando situações em que dá "lições de moral" em outros personagens mais velhos).
Fonte: Wikipédia.

1 comentário:

Hugo Nofx disse...

Yeaaaaaah, o meu querido Tintim com o seu inseparável Milu!

bjs.