segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cabra e bode no Alentejo


Cabras (no sexo feminino, no masculino bodes) são animais pertencentes à espécie Capra aegagrus ou Capra hircus. Os filhotes são popularmente chamados de cabritos, sendo gerados pelas fêmeas por cerca de 150 dias. Têm uma expectativa de vida de cerca de vinte anos e emitem um som chamado de "balido".

O caprino é um dos menores ruminantes domesticados. As cabras foram dos primeiros animais a ser domesticados, por volta do ano 7000 a.c. no Oriente Médio. Talvez a sua resistência natural e capacidade de adaptação a condições extremas tenha chamado a atenção dos povos nómadas da região para este animal e para a possibilidade de o domesticar.
 
Na maioria das raças de caprinos, os dois sexos têm chifres e barba. Os chifres podem ser curvos ou em forma de espiral, mas muitos têm um lado interno afiado. O pêlo pode ser comprido ou curto, macio ou áspero, dependendo do habitat e do controle da criação. A cabra procria em 150 dias.
 
A cabra fornece lã (em algumas variedades, como na cabra-angorá), couro, carne, leite e, às vezes, estrume. As cabras são excelentes exploradoras e conseguem encontrar sua própria comida. O habitat natural dos bodes são as montanhas, geralmente nas zonas temperadas. A alta altitude, aliada aos pulmões desenvolvidos dos bodes e à grossa pelagem que os protege do frio, permite a sobrevivência em um local protegido de qualquer tipo de predador.

 

 

Sem comentários: