sexta-feira, 12 de julho de 2013

Exposição "Portas Abertas" da Fundação Eugénio de Almeida




Hoje foi o primeiro dia deste novo espaço cultural em Évora e eu não podia deixar de o visitar! Espaços assim fazem falta à cidade. 

E este é um espaço que conheço bem porque tive aulas no antigo Palácio da Inquisição, quando era departamento de pedagodia da Universidade de Évora e por isso era grande a minha curiosidade em visitar a exposição "Portas Abertas". 

O edifício foi totalmente remodelado e desiludiu-me o desnuamento interior do mesmo, faziam mal os azulejos existentes?? Algo tão português foi totalmente retirado. Eu compreendo o motivo, a exposição está em primeiro lugar, não se deve distrair os visitantes mas sinceramente era necessário?... 

O edifício torna-se frio e desconfortável com tanta brancura!!  Aliás, conforto para o visitante é inexistente porque em três pisos expositivos não havia um único banco para o visitante descansar!  

O que gostei foi da possibilidade de descansar a vista ao olhar para o templo romano. O espaço está demasiado moderno para o seu passado histórico (lá estão os tectos a prová-lo).
A exposição, apesar de tantos artistas presentes, achei-a pobre artisticamente. Não achei piada nenhuma ao facto de haver betoneiras e peças de pedreiros no núcleo dedicado à remodelação do edifício. 

Que interesse museológico tem isso? Preencher espaço vazio desta maneira demonstra falta de originalidade!


Em geral ainda está tudo muito despraparado, o segurança não sabia se eu podia fotografar, a sala de julgamento da inquisição estava fechada, homens da obras passavam com escadas e baldes de tinta, os vigilantes preocupavam-se mais em não deixar os visitantes perturbar a equipa de reportagem que filmava do que em dar explicações.

Por isso, desejei boa sorte para o futuro, no fim da visita, porque precisam!

1 comentário:

José Patrício disse...

Sinto que tem razão. Também não gostei de ver aquele nivelamento dado à zona que precede a entrada do edifício. Como estava, servia; mais do que isso, tinha carácter. Penso que há assepsia a mais.