quinta-feira, 25 de julho de 2013

Igreja da Tourega







He a Igreja(3) de huma nave,tem três altares, o altar mor he fechado por cima a dita capela com huma abobeda defeitio de concha; nele está collocado o tabernáculo do Santissimo Sacramento feito detalha e madeira dourado, o retábollo hé taobém de talha, mui antigo e dourado com seunicho donde está a soberana e bem feita imagem de Nossa Senhora da Assumpção estofada de ouro com sua coroa imperial. A parte da Epístola está huma linda imagemde Santo António com o Menino Jesus sobre o livro estofado de ouro com sua diademade prata e da mesma parte a imagem de S. João de Deos da parte do Evangelho está aimagem do menino Deos de vestidos com sua coroa de prata e o gloriozo São Sebastião. Nas faces do arco da capella mor e dentro do cruzeiro aquem formão humas fortes ebem feitas grades de ferro estão duas capellas collateraes ambas com retabolos de talhadourada. 
 
Da parte do Evangelho esta huma perfeitissima imagem de Christo Crucificado com seu resplendor de prata. Neste altar da parte do Evangelho está aimagem do glorioso Archanjo S. Miguel estofado de ouro muito bem feito e no meio doaltar a gloriosa Santa Comba e da parte da Epístola a imagem de Santa Catherina deestofo dourado; estão estas trêz imagens sobre a banqueta.Na outra capela da parte da Epístola fica o altar do Rozário que em hum nicho tem aimagem de Nossa Senhora do Rozário estofada de ouro, com sua coroa de prata e o seumenino Jesus que tem nos braços. Tem na parte do Evangelho huma perfeitissima imagem do Menino Jesus com sua coroa imperial de prata, e da parte da Epístola o Senhor S. Jozé // (S. Jozé) muito bem feita e estofada de ouro. A irmandade que hanesta Igreja he prezente de Nossa Senhora do Rozário.

A parte principal da Igreja fica ao poente, a porta travessa a nascente ambas debaixo dehuma alpendroada de telhado de madeira sobre treze colunas de pedra parda e algumasde mármore com suas bazes e capitéis que se diz forão dezenterradas deste sítio comotãobem huma pedra de mármore enforma de campa de sepultura(4), de que faz menção oP. Rezende.Tem a inscrição em letras romanas ou latinas na forma seguinte:
D. M. S.Q. lulio Maximo V.Quaestori Prov. SiliciaTrib. Pleb. Leg.Prov. NarbonensGalia Prat. Disig.anno XLVIIICalpumia SabinaManto optimoQ. Iulio Claro C. V.IIII viro viarumCurandarumAnno XXIQ. Iulio Nepotiano C. I.IIII viro viarum curandarumanno XXCalp. Sabina Filis

 A porta desta Irmida fica para o Poente com seu alpendre de tres arcos e frontespiciocom hum campanário e seu piqueno sino, aos lados da porta tem duas janellas comgrades de ferro por onde se ve o altar da Santa, em que já dito estão em pintura os dousIrmãos da glorioza Santa Comba, glória e honra desta freguezia pois nella nascerão eforão martirizadas as duas irmãs em tempo da persecução de Daciano no anno detrezentos e tres da Redempção, cuja verdade a tem das memórias que [...] a comprova o Auctor do Agiólogo Lusitano, principalmente o autor do seu comento em o primeiro diade Mayo, em que trata do martirio dos nossos Santos. Confirmase com o testemunho doM. Rezende in Epist. [ad Barth Kebedium] fl. 15. O Padre António de Vasconcellos[...Lusitanae] pag. 553 n°. 14. Francisco Luiz dos Anjos no Jardim de Potugal [...] os 20de Julho pag. 183.

Aos mais interrogatórios não tenho nesta freguezia que dizer; e por isso nada mais digoao que he ordenado na carta que recebi de Vossa Excelência e Reverendissima que Deusguarde. Nossa Senhora da Assumpção da Tourega. 28 de Mayo de 1758.O Paroco Antonio Pires da Silveyra

Sem comentários: