terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Raposa

Ao sair de casa deparei com esta raposa perto do rio Elzette, talvez a namorar um pato para o seu almoço! Nunca tinha visto este animal em estado selvagem, gostei muito desta primeira experiência, apesar de o ver em mau estado e fraco... A raposa nunca deixou de olhar para mim e pareceu-me bem mais inofensiva do que contam nas nossas histórias infantis porque não se mostrou nada ameaçadora  - apenas um pouco assustada, mas também corajosa porque nunca fugiu!

As raposas são animais mamíferos omnívoros pertencentes à família Canidae. São canídeos de porte médio, caracterizados por um focinho comprido e uma cauda longa e peluda. Também apresentam como particularidade pupilas ovais, semelhantes às pupilas verticais dos felídeos. De cerca de 37 espécies reconhecidas como raposas, somente 12 pertencem ao género Vulpes das "raposas verdadeiras", do qual a raposa vermelha é a mais comum.
Uma raposa selvagem pode viver até 10 anos, mas a maioria sobrevive por apenas 2 ou 3 anos devido à caça, atropelamentos e doenças. São canídeos ligeiramente menores que um cão de tamanho médio. Os machos pesam, em média, 5,9 kg e as fêmeas pesam um pouco menos, por volta de 5,2 kg.
Suas características físicas mais marcantes são seu focinho fino e alongado, a cauda peluda e as orelhas eretas. Outras características variam segundo as adaptações ao habitat onde esses animais vivem. O feneco (uma raposa do deserto), por exemplo, possui o seu,corpo pequeno, pelagem curta e orelhas grandes, que ajudam a irradiar o calor. Por outro lado, a raposa do ártico, habitante da tundra e do gelo polar, desenvolveu pelagem branca e densa, além de orelhas curtas.
As raposas são caçadoras oportunistas e apanham suas presas vivas. A técnica de caça mais comum, aprimorada desde a juventude, é pular sobre a presa para matá-la rapidamente. A dieta da raposa é ampla e variada e inclui, além de pequenos mamíferos, répteis, anfíbios, insectos, aves, peixes, ovos e frutas silvestres. O excesso de alimento é armazenado pela raposa para consumo posterior, geralmente enterrado no solo, sob folhas ou sob a neve. Por caçarem apenas o suficiente para alimentar um animal, as raposas são predadoras solitárias e não se reúnem em grupos.
As raposas constituem casais apenas na época do acasalamento, que ocorre em meados do inverno para as raposas vermelhas, a espécie mais difundida. Uma vez estabelecido, um casal ocupa um pequeno território que passa a defender de outras raposas. Os filhotes nascem após um período aproximado de 50 dias de gestação, e seu número e tamanho variam conforme a espécie e o ambiente. Nos dias que sucedem ao nascimento, o macho traz o alimento para a fêmea enquanto ela cuida dos filhotes na toca; mais tarde, o casal passa a caçar para alimentar os filhotes. Em meados do verão, as jovens raposas começam a caçar sozinhas e se tornam auto-suficientes no outono. No início do inverno, os filhotes deixam o território e a família se desfaz.

Fonte: Wikipédia.

Sem comentários: