quinta-feira, 10 de abril de 2014

Designação da Praça do Geraldo




No século XIII, o local era conhecido como o Terreiro de Alconchel, por se situar defronte da antiga porta de Alconchel existente na muralha romano-goda, também conhecida por cerca velha.

Em 1311, segundo Ângela Beirante, já se falava em Praça de Alconchel, o que poderia significar que o recinto já estaria definido e circundado por edificações. É ainda no século XIV que o termo Alconchel começa a ser esquecido, para surgir a simples designação de Praça e, posteriormente, Praça Grande.

Até 1869 não houve necessidade de dar nome à praça. Para os eborenses continuou a ser apenas a Praça ou Praça Grande.Só nessa data foi baptizada de Praça de Giraldo, denominação que ainda consta nas placas toponímicas, conforme se pode ler na imagem que apresentamos.

Sendo esta a designação oficial do espaço, não podemos, contudo, ignorar que o nome mais vulgarizado e corrente é, hoje, de Praça do Geraldo. A Praça continua a ser a imagem da Cidade, o ponto de encontros e desencontros, o coração de um centro histórico, em acentuado risco de degradação construtiva e funcional, mas ainda fevilhante de vida.

Fonte:  http://maisevora.blogspot.pt/2005/02/geraldo-ou-giraldo-eis-questo.html

Sem comentários: