sexta-feira, 18 de abril de 2014

Igreja de Nossa Senhora da Pobreza


ÉVORA


Edifício do século XVIII, de planta complexa, é obra de referência dos princípios da arquitectura tardo-barroca. A construção da igreja deveu-se aos esforços do cónego António Rosado Bravo, sob a direcção provável de um dos mestres que trabalhavam com o arquitecto alemão João Frederico Ludovice, que na altura dirigia a monumental obra da capela-mor da Sé.

No seu aspecto exterior o edifício apresenta linhas airosas e simples, características da arquitectura quinto-joanina. A fachada é composta por quatro partes distintas, em proporções harmónicas de estilo neoclássico. A nave/capela-mor, de planta hexagonal e tambor iluminado com janelas, tem cobertura em cúpula rematada por lanternim, correspondendo ao cruzeiro da igreja, facto que a torna original na arquitectura portuguesa do seu tempo.

O interior pode ser dividido em duas partes distintas mas interligadas entre si; o vestíbulo/sub-coro, e a nave/capela-mor de planta hexagonal. Saliente-se, no interior do edifício, o púlpito barroco de talha dourada, o zimbório construído segundo os planos tradicionais criados para a Basílica de S. Pedro, o presbitério constituído por três altares ricamente decorados com talha dourada no estilo rococó encimados pela capela da Virgem do Amparo. SML

Fonte:  http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/4981779/

Sem comentários: