A Sé de Vila Real ou Igreja de São Domingos foi construída no século XV, sendo considerada o melhor exemplo de arquitetura gótica na região de Trás-os-Montes. É sede da Diocese de Vila Real desde 1924 e classificada como monumento nacional em 1926.
Como o próprio nome indica, a atual Sé tem origem num convento dominicano fundado por monges vindos de Guimarães no século XV na zona extra-muros de Vila Real, no campo do Tavolado. O rei D. João I
doou terrenos para o convento em 1421 e 1422, e as obras se iniciaram
em 1424. A construção do convento também foi apadrinhada pelos marqueses de Vila Real, cuja residência se localizava nas cercanias.
A igreja foi reformada no século XVI e, especialmente, no século XVIII, quando se construiu a actual capela-mor e a torre sineira, de feição barroca, e que mostro nas fotografias de hoje. As dependências conventuais também passaram por uma grande reforma nessa época.
Do século XV, época da fundação do convento, sobrevive a igreja em um estilo gótico despojado e funcional, ligada ao gótico mendicante. A planta é em cruz latina com três naves com cobertura de madeira, sendo a nave central mais alta que as laterais. O transepto é saliente e iluminado por rosáceas nas paredes dos braços e sobre o arco da capela-mor. A actual capela-mor é de planta quadrada e foi realizada no século XVIII.
Fonte: Wikipédia.
Sem comentários:
Enviar um comentário